Assinatura Blog Bella Kaza!

21 março, 2014

Diferença entre MDP, MDF e HDF. Qual o melhor material?

Diferença entre MDP, MDF e HDF. Qual o melhor material?

Abaixo apresentamos as principais características das Matérias Primas mais utilizadas na fabricação dos nossos produtos:

CHAPAS

1 - Chapas de MDP (Medium Density Particleboard)

O MDP é um painel de madeira industrializada, assim como o Compensado, o MDF, HDF, OSB, etc. MDP é a abreviação de Medium Density Particleboard ou Painel de Partículas de Média Densidade;

O MDP é resultado do uso intensivo de tecnologia de prensas contínuas, de modernos classificadores de partículas e complexos softwares de controle de processo, associado à utilização de resinas de última geração e madeira de florestas plantadas;

O MDP pertence a uma nova geração de Painéis de Partículas de Média Densidade, com características superiores e totalmente distintas dos painéis de madeira aglomerada de antigamente. É excelente para acabamentos com BP e Fórmicas;

O MDP é o painel de madeira industrializada mais usado no mundo para a fabricação de móveis residenciais e comerciais, seja pela indústria moveleira de larga escala ou marceneiros em geral.


2 - Chapas de MDF (Medium Density Fiberboard)

O MDF é um painel de madeira industrializada, assim como o Compensado, o MDP HDF, OSB, etc. MDF é a abreviação de Medium Density Fiberboard ou Painel de Fibras de Média densidade;

O MDF é produzido com fibras de madeiras selecionadas de pinus ou eucalipto de reflorestamento, impregnado de resinas termofixadas por pressão e alta temperatura;

Oferece grande resistência, homogeneidade e estabilidade dimensional. É excelente para acabamentos nos processos de pintura, revestimentos com PVC, BP e outros acabamentos lisos. Oferece excelente capacidade de usinagem.


3 -  Chapas de HDF pintados em UMA FACE

O HDF é um painel de madeira industrializada. HDF é a abreviação de High Density Fiberboard ou Painel de Fibras de Alta Densidade;

O HDF é produzido com fibras de madeiras selecionadas de Pinus ou Eucalipto de reflorestamento, impregnado de resina termofixadas por pressão e alta temperatura;

Oferece grande resistência, homogeneidade e estabilidade dimensional. É excelente para acabamentos nos processos de pintura, revestimentos com BP e outros acabamentos lisos. Oferece excelente capacidade de corte e usinagem.

A DIMARE, a marca de móveis planejados com que trabalhamos, utiliza o HDF 4,5mm PINTADO uma FACE para COSTAS dos Móveis em geral e também nos FUNDOS das Gavetas e Gavetões.


Semelhanças entre MDF e MDP

Tanto o MDF quanto o MDP são considerados ecologicamentes corretos por serem provenientes de florestas plantadas, que são aquelas intencionalmente produzidas pelo homem. Essas florestas tem como objetivo tanto a  recuperação de áreas degradadas quanto a produção de produtos madeireiros, como a fabricação de móveis.


Diferença entre MDF e MDP

O MDF e o MDP são considerados painéis - de fibra(MDF) ou de partícula(MDP) - de madeira de média densidade, portanto ambos possuem a mesma resistência.

Diferenças entre MDF e MDP

As diferenças existentes entre o MDF e o MDP estão presentes no processo de fabricação, o que se refletirá no melhor uso e aplicação de cada um em situações específicas, bem como na diferença econômica entre ambos.

O fato do MDP ser mais econômico que o MDF não implica em ser de qualidade inferior, pois a qualidade dos dois é praticamente a mesma.

O MDP é mais barato devido ao seu processo de fabricação, como já afirmado acima. O MDP é feito com raspas de madeira (partículas) e resina, enquanto que o MDF é feito com fibras de madeira e resina. Pelo fato do MDP ser feito de raspas isso implica em menor quantidade de madeira utilizada para sua fabricação, pois elas ocupam maior espaço do que as fibras.

Além do mais o processo de transformação da madeira em partículas gera menos consumo de energia do que as fibras, pois é usado uma menor quantidade de máquinas, sendo assim menos máquinas utilizadas, menos energia sendo consumida.


Diferença entre MDF e MDP

Dessa forma, pelo fato de usar menos energia e menos madeira, o MDP acaba por tornar-se mais econômico e mais sustentável, consequentemente sendo mais utilizado pela indústria moveleira no mundo.

Consumo de MDP e MDF no mundo

Países                              MDP     MDF
Alemanha                          72%      28%
EUA                                 66%      34%
França                              82%      18%
Brasil                                55%      45%
fonte: Satipel (Duratex)

Qual o melhor material, MDP ou MDF?

Uso e Aplicações

Cada material possui características técnicas específicas que melhor se adequam a cada necessidade e situação.

O uso de raspas(partículas), por exemplo, no MDP proporciona ao material uma melhor estabilidade. Mas isso não significa que a qualidade seja melhor, apenas que esse fato torna o MDP mais indicado para determinadas situações, onde a estabilidade seja essencial.

O MDP é especialmente indicado para móveis residenciais e comerciais de linhas retas ou formas orgânicas, que não exijam usinagens em baixo-relevo, entalhes ou cantos arredondados para a aplicação de pintura, que são considerados acabamentos finos, nesse caso é mais indicado o uso do MDF.

Além do MDP possuir uma melhor estabilidade, esse material também possui uma melhor resistência ao arrancamento de parafusos. Pois como o MDF é um material mais maleável pode ocasionar um afrouxamento do parafuso na retirada e recolocação deste.

Principais Aplicações

Partes do MóvelMDPMDF
LateraisX
DivisóriasX
PrateleirasX
Portas retasX
Portas usinadas em baixo-relevoX
EntalhesX
Cantos arredondadosX
Portas baixo-relevo para revestimento PVCX
Fundos de móveisXX
Frentes de gavetasXX
Laterais de gavetasXX
Fundos de gavetasX
Tampos retosX
Tampos pós-formadosX
Base superior/inferiorX


                                                               
Processo de Fabricação do MDP e MDF






Diferença entre MDF e MDP


0 comentários:

Postar um comentário

Bella Kaza - Móveis Planejados
Fone: +55 (85) 3261-1007
Endereço: Av. Pe Antônio Tomás, 220 - Aldeota
Cep.: 60140-160 Fortaleza-Ce / Brasil

 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...